As abelhas são insetos sociais que vivem em colmeias formando uma espécie de sociedade. Dentro dessa sociedade, podemos diferenciar várias castas, cada uma desempenhando um papel importante para a sobrevivência do enxame.
Abelha Rainha: A única fêmea fértil da colmeia, a abelha rainha é facilmente reconhecível por sua estrutura ovárica, que a torna a maior das abelhas. Ela tem as patas mais longas e um abdômen mais comprido que o das abelhas operárias.
Zangões: São os machos da colmeia, cuja única função é a reprodução com a abelha rainha para produzir descendência. Eles têm corpos retangulares de maior dimensão, mais corpulentos e pesados.
Abelhas Operárias: São as únicas abelhas fêmeas inférteis da colmeia. Sua função consiste em coletar o pólen e a fabricação de alimento, construção e proteção da colmeia e o cuidado dos exemplares que constituem o enxame.
As abelhas se alimentam principalmente do mel, uma fonte de açúcares necessários para as abelhas e fabricado a partir do néctar das flores. Uma abelha campeira visita 10 flores por minuto em busca do pólen e do néctar. Ela faz, em média, 40 voos diários, pousando em 40 mil flores.
As abelhas possuem uma memória incrível e são capazes de realizar cálculos complexos. Para fabricar meio quilo de mel, são necessárias mil abelhas trabalhando durante toda a vida. Elas morrem após picar alguém, pois parte de seu abdômen é arrancado junto com o ferrão.
Comentários
Postar um comentário